16 August 2010

Tutorial - Maya - Rigging - Controls - PT

[EN]
This is a basic rigging video tutorial in Portuguese showing how create simple controls in Maya.

[PT]
Esse é um video tutorial basico de rigging em portugues mostrando como criar simples controles no Maya.


Tutorial - Maya - Rigging - Controls - PT from Danilo Pinheiro on Vimeo.

6 comments:

roquearts said...

Muito boas suas aulas , também sou usuario de maya , parabéns prazer conhecer sesu trabalhos!

Rogério Nicoleli said...

Danilo, obrigado pelo belíssimo tutorial.
Eu estou trabalhando com o Maya2013(mac). Acredito que tenha um "bug" nele. O problema: (querendo conectar a coluna) quando eu faço (parent) do primeiro osso para o controlador - ele se conecta. Quando eu faço para o segundo osso, ele se conecta, mas anula os movimentos do primeiro osso (este apenas se rotaciona em seu próprio eixo, mas não gira toda a espinha). Isto confere ou eu estou trabalhando errado?
E muito obrigado pela atenção!

Rogério Nicoleli said...

Danilo, parabéns pelo belissimo tutorial.
Eu acredito que encontrei um "bug" no maya2013. O problema: Na coluna com 3 ossos - eu dou "parent" no primeiro osso com o controlador - ele conecta. Vou para o segundo osso, dou "parent" - ele conecta mas anula o primeiro osso. Este primeiro osso, neste caso, só está girando em seu próprio eixo, mas não gira todos os outros 2 ossos. Estou fazendo algo errado?

Danilo Pinheiro said...

Oi Rogerio,

veja se voce esta usando as mesmas opcoes do parentConstraint que eu mostro no video, pois nao vi ainda esse "bug" no maya 2013.
Abraços,
Danilo.

Unknown said...

Olá Danilo,
primeiramente eu gostaria de agradecer pelas maravilhosas vídeo aulas que estão me ajudando muito nos últimos dias. Valeu mesmo pelo trabalho de estar ajudando a comunidade de CG com suas aulas. Eu só tenho uma pequena dúvida, como você rigou a ponta do pé(Falange) do sargento Gandra. Pois ocorre um erro na troca dos controles IK e FK, você não mostrou no tutorial como você corrigiu. Obrigado cara, sucesso.

Rogério Nicoleli said...

Danilo, tudo bem?
Eu utilizei um hair system para o meu personagem. Coloquei como pai, o nó de curvas e folicles. O problema: Quando começo a animar, ( e somente quando começo a animar) o cabelo não gira junto com o controle PAI (controle de cabeça) dele. Quando não animo, funciona normal. O que estou errando?